domingo, 26 de abril de 2009

Firmin

Sinopse: "Nascido na cave da Pembroke Books, uma livraria da Boston dos anos 60, Firmin aprendeu a ler devorando as páginas de um livro. Mas uma ratazana culta é uma ratazana solitária. Marginalizado pela família, procura a amizade do seu herói, o livreiro, e de um escritor fracassado.À medida que Firmin desenvolve uma fome insaciável pelos livros, a sua emoção e os seus medos tornam- se humanos. É uma alma delicada presa num corpo de ratazana e essa é a sua tragédia.Num estilo ora sarcástico ora enternecedor, Firmin é uma história sobre a condição humana em que a paixão pela literatura, a solidão e a amizade, a imaginação e a realidade, fazem parte de um mundo que acarinhava os seus cinemas de reprise, os seus personagens únicos e a glória amarelada das suas livrarias. Firmin é divertido e trágico. Como todos nós."
Li este livro num abrir e fechar de olhos. Adorei.
"Uma história para todos aqueles que sentem paixão pelos livros e que não perderam a capacidade de amar".
Um livro indicado para todos nós, amigos e amantes de livros, de letras, de histórias...
Quando comecei a ler esta obra de Sam Savage, associei-o a outro livro lido há muito pouco tempo: O incrível rapaz que comia livros. Na verdade, em termos de mensagem são bastante idênticos; ambos se referem ao prazer de comer livros (literalmente) que se transforma no prazer de "ler", devorando (metaforicamente) livros.
É uma história de vida, que facilmente se transpõe para a vida de qualquer um de nós; somos seres solitários, que procuram o amor, a amizade, uma vida em sociedade... os livros fazem parte dessa vida que procuramos, são o nosso refúgio, são as nossas viagens, são as nossas aprendizagens!
Firmin, é uma ratazana com um aspecto "nojento"; mas achei-o delicioso depois de o conhecer... podia ser qualquer um de nós.
Uma fábula para adultos que adoram ler! :O)
Nota: 9/10

7 comentários:

Paula disse...

Adorei este livro ;)

Abraços

Lídia Valadares disse...

"Uma história para todos aqueles que sentem paixão pelos livros e que não perderam a capacidade de amar".Então é, indubitavelmente, para nós! Como já lhe disse, tenho o livro em casa. Está em lista de espera, mas confesso que, com este comentário, vou fazer batota, e passá-lo para os primeiros lugares (shiu! É um segredo).Está um comentário irresistível. Adoro fábulas e lições de vida que facilmente podemos cruzar com as nossas.
Um abraço.

Lídia Valadares

Nefertiri disse...

Ola!

Passei por aqui para vos dizer que existe um premio dedicado ao Floresta das Leituras no meu blog :)

Continuação de boas leituras :P

Projecto /Lê/ disse...

Têm algo no nosso blog ;) Boas leituras!

Alice disse...

Este está na minha lista de prendas de aniversário a receber este ano...Depois de ler a tua critica fiquei mesmo com vontade de que este seja um dos que me vão mesmo dar (enfim, a lista é grande e nunca posso receber todos). Estou desejosa de lhe deitar a mão...
BJ

Carla Martins disse...

Fiquei com vontade de ler!

isilda disse...

Os ratinhos têm surgido com alguma frequência na literatura infanto-juvenil. Todos eles relacionados com livros. É curioso, mas não deixa de existir uma certa relação com a frase popular "Rato de Biblioteca".
São animaizinhos que penetram em todo o lado, mesmo no segredo dos livros, transmitindo sempre a ideia de inteligència e de esperteza. Existe mesmo a fábula "Os ratos reunidos em conselho".
Fico curiosa com este sussurro que a Drª Cristina nos deixou...

Isilda L. Afonso