quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Maria, a maior educadora da História

Dez princípios que Maria utilizou para educar o menino Jesus

"Educar é viajar no mundo do outro sem nunca penetrar nele. É usar o que pensamos para nos transformar no que somos. O maior educador não é o que controla, mas o que liberta. Não é o que aponta erros, mas o que os previne. Não é o que corrige comportamentos, mas o que ensina a reflectir. Não é o que observa apenas o que é tangível aos olhos, mas o que vê o invisível. Não é o que desiste facilmente, mas o que estimula sempre a começar de novo.

Um bom educador abraça quando os outros todos rejeitam; anima quando todos condenam, aplaude os que nunca subiram ao pódio; vibra com a coragem de disputar dos que ficaram nos últimos lugares. Não procura o seu próprio brilho, mas faz-se pequeno para tornar os seus filhos, alunos e colegas de trabalho grandes.
Que educador daria conta dessa missão?"
in badana do livro
É tão difícil ser pai, ser mãe nos dias que correm.
Mais uma vez, Augusto Cury abre-nos a mente e questiona-nos sobre a educação. Quem terá sido a criança mais difícil de educar? O menino Jesus? E a sua mãe não terá sido o maior e melhor exemplo, de como agir e reagir perante os nossos filhos, sobrinhos, alunos...
"Uma visão da psicologia, psiquiatria e pedagogia sobre a mulher mais famosa e desconhecida da História."
Recomendo, adorei tudo!
Como sempre as mensagens de Augusto Cury estão cheias de sabedoria.
Nota: 9/10

3 comentários:

Paula disse...

Gosto muito dos livros de Augusto Cury. Já li alguns, de entre eles os que mais me marcaram foram "A Saga de um Pensador" e "Revolucione a sua qualidade de vida, Navegando no Terrítório da Emoção". Tenho este que leste, mas ainda não o li e estou muito curiosa em ler "O Código dos Sentidos". Este último foi apresentado na Universidade da Criança. Onde falaram vários professores, psiquiátras e psicólogos. Vi on line. E penso que ainda continua disponível no site do Cury. Acabei divagando.

Mudaste o look do blog. Tá giro!

Continuação de boas leituras...

CICL disse...

Obrigado Paula pela tua contribuição, tb gosto muito deste autor, tem sempre mtos ensinamentos sobre os quais podemos reflectir, sei que vais gostar de ler este livro.
Mudei...gosto de mudanças! Obrigado

Pedro disse...

Ai, deste autor queria ler primeiro a Saga de Um Pensador, que segundo dizem é uma autêntica obra-prima!