quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

As férias do menino Nicolau

Sinopse: "Quando chegam ao fim das aulas, todos os meninos só pensam numa coisa: férias. O Nicolau não é excepção, mas vamos ver que as suas férias não foram muito sossegadas. Antes de mais nada, temos de ler o livro. Assim, ficaremos a saber como foram cheias de aventuras as férias do menino Nicolau."
in contra-capa do livro.

A minha filha recebeu este livro como presente de Natal, e quantas recordações não passaram logo pela minha mente. Quando eu tinha cerca de 11 ou 12 anos, li este livro Les vacances du petit Nicolas; escusado será dizer que na altura tinha adorado: um menino de férias a fazer imensas traquinices; fantástico e hilariante.

Hoje, passados alguns anos, e depois de ter sido lido pela Carol, e como gostamos de ler em família, discutir e reflectir sobre o que lemos, decidi voltar a ler este livro, agora em português. Várias vezes fiz figura "triste" ao sorrir sozinha enquanto estava a ler: "Mãe estás a rir porquê?"...

A verdade é que também me apercebi de muitas mensagens implícitas que não tinha captado aos 12 anos. Como mãe e professora, fui levada ao mundo da reflexão sobre a família, sobre o que fazemos quando estamos juntos, o impacto de determinadas atitudes sobre as crianças, as verdades que esquecemos de dizer aos que amamos, por vergonha ou falta de tempo!

Curiosidades:
Sabiam que o autor deste livro é Sempé, "pai" do menino Nicolau e que ele era um aluno "mal comportado"... tal como refere outro autor muito conhecido, Daniel Pennac.
Sabiam que todo o livro é feito em parceria nas ilustrações, com Goscinnny que teve como "filho ilustre", o famoso Astérix.

Recomendo aos mais jovens pelo ritmo acelerado de peripécias e pelas ilustrações hilariantes, recomendo a todos os outros pelo divertimento como pelas lições.

Nota:8/10

7 comentários:

Alice disse...

já li outras aventuras do menino Nicolau (em francês) mas este livro nunca. fiquei curiosa, se ele já tem aventuras hilariantes em tempo de aulas imagino o que será nas férias...

Pedro disse...

Sempre quis ler um livro desta personagem... Nunca calhou, infelizmente.

Livros e Outras Coisas disse...

Li em Francês e adorei. :) Tanta traquinice lembra-me o outro rapazinho do lado de lá do oceano: Tom Sawyer. Uma delícia! :)
Sou fã de Sempé.

susemad disse...

As histórias de Nicolas são fantásticas.
"Le Petit Nicolas" foi uma das obras que tive de dar no secundário, em francês, e fiquei fã do miúdo! :)

Alice disse...

Cristina passa lá no blog... (isto agora é quase todos os dias - não que me importe) :)

Unknown disse...

Após ler tudo em criança tive a sorte de há mais ou menos dois anos ler o primeiro volume de inéditos. Que saudade. Com o menino Nicolau comecei a ler com gosto... que ainda mantenho!

Livros e Outras Coisas disse...

Por entre o arvoredo desta floresta viçosa encontrei motivos que me levam agora a deixar aqui um convite para uma vista ao Livros e Outras Coisas. :)