quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

A Biblioteca

«... Um dos mal-entendidos que dominam a noção de biblioteca é o facto de se pensar que se vai à biblioteca pedir um livro cujo título se conhece. Na verdade acontece muitas vezes ir-se à biblioteca porque se quer um livro cujo título se conhece, mas a principal função da biblioteca, pelo menos a função da biblioteca da minha casa ou da de qualquer amigo que possamos ir visitar, é de descobrir livros de cuja existência não se suspeitava e que, todavia, se revelam extremamente importantes para nós.

... A função ideal de uma biblioteca é de ser um pouco como a loja de um alfarrabista, algo onde se podem fazer verdadeiros achados e esta função só pode ser permitida por meio do livre acesso aos corredores das estantes.

... Se a biblioteca é, como pretende Borges, um modelo do Universo, tentemos transformá-la num universo à medida do homem e, volto a recordar, à medida do homem quer também dizer alegre, com a possibilidade de se tomar um café, com a possibilidade de dois estudantes numa tarde se sentarem numa maple e, não digo de se entregarem a um amplexo indecente, mas de consumarem parte do seu flirt na biblioteca, enquanto retiram ou voltam a pôr nas estantes alguns livros de interesse científico, isto é, uma biblioteca onde apeteça ir e que se vá transformando gradualmente numa grande máquina de tempos livres...».
na badana do livro Biblioteca de Umberto Eco.


Moderna biblioteca de Alexandria

A nossa biblioteca é o nosso santuário... não é? Protegemos os nossos livros como se fossem relíquias, tesouros magníficos que não queremos perder! Cada livro é fonte de sonhos, de olhares, de inteligência e até de cobiça!!! Queremos ler tudo o que nos aparece à frente para construir o nosso mundo intelectual. O instinto de proteger e o prazer da descoberta em cada página... em cada linha... em cada letra. A partilha na blogosfera é um pouco isso, descobrir o que outros andam a ler, colaborar com opiniões, descobrir o prazer talvez, de poder ler algo que não estava previsto.

Neste pequeno livro de Umberto Eco, temos umas pequenas reflexões sobre as bibliotecas: como organizar a nossa biblioteca pessoal... o que vamos ler daqui a uns anos, o futuro das fotocópias dos livros (não para mim). Com ironia mordaz, Umberto Eco, em poucas páginas partilha connosco a paixão do LIVRO e dos espaços BIBLIOTECA.

11 comentários:

Paula disse...

Passei para avisar que tem um prémio no meu blogue.

:)

Unknown disse...

Boa Tarde,
acho o seu blog interessante e por isso deixei-lhe uma surpresa no meu blog =)

Unknown disse...

Olá,
apenas para lhe dizer que deixei um prémio no meu blog.. :)

EMD disse...

Mais um texto em que se aspira o prazer da leitura e da escrita.
Há lembranças para o grupo lá jornal-blogue.
Abraços

Projecto /Lê/ disse...

Somos alunos do 12º Ano da Escola Secundária de Serpa.

A Área de Projecto é uma disciplina não curricular, que tem como objectivo desenvolver a nossa capacidade trabalho, autonomia e organização, logo tivemos que escolher um tema pertinente.
Assim escolhemos falar sobre importância da leitura, tendo o projecto como título “/Lê/ : A Importância da Leitura”. O mesmo tem como objectivo incentivar a comunidade à prática da leitura.

No âmbito do projecto, decidimos criar um blog no qual, semanalmente, apresentamos uma biografia de um escritor português ou estrangeiro e a sinopse de um livro, assim como damos conhecimento aos nossos visitantes do que acontece ao longo do projecto.

Assim, convidamo-vos a visitar o nosso blog. Vamos colocar um link para o vosso.

Obrigado e Boas Leituras!

CICL disse...

Projecto/Lê/
Obrigado pela vossa visita.
Só tenho que dar louvores pelo vosso trabalho de incentivo à leitura e de motivação para os mais jovens. Espero partilhar convosco muitas informações e vice-versa!

Paula Abreu Silva disse...

Gosto imenso de Umberto Eco, mas desconhecia por completo a existência deste título !
Felizmente, não é apenas nas bilbiotecas que descobrimos novos livros e este é seguramente para ler ! ;)

A propósito, tem um prémio para si no meu blog ... ;)

Bjinhos

CICL disse...

Obrigado a todos pelos prémios... nem sei bem se merecemos, apenas qqueremos partilhar o pouco que sabemos...

Projecto /Lê/ disse...

Passem pelo nosso blog, temos uma pequena surpresa :)

Mónica disse...

Concordo em absoluto com o que dizes sobre os livros e as biblotecas, são mesmo um dos meus tesouros e a herança que deixarei aos meus filhos.
Quanto à blogosfera tem sido um prazer imenso descobrir novos livros e autores através desta partilha pela paixão de ler que temos em comum.

Projecto /Lê/ disse...

Temos uma nova surpresa para o blog :)