terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Mãe

No Natal recebi uma prenda da minha filha mais velha: Mãe.
Como é hábito na quadra natalícia, todos gostam de dar prendinhas e de receber, assim ela foi ter com a avó e explicou que devido a sua tenra idade não tinha nem dinheiro, nem sabia o que comprar à sua mãe. Foram às compras e obviamente optaram (com muito bom gosto) por este livro de Pearl S. Buck... só, e sendo um óptimo motivo, pelo título Mãe.

Confesso que, se por um lado fiquei comovida pelo gesto e pelo título do livro, também fiquei um pouco céptica em relação ao mesmo... nunca tinha ouvido falar nem da autora, nem do livro!

Pearl S. Buck nasceu em 1882 e sendo filha de pais missionários, foi viver para a China aos três meses. Sua obra A Boa Terra, de 1931, vendeu 1,8 milhão de cópias somente no primeiro ano e, por ela, recebeu o Prémio Pulitzer em 1932. Venceu também o Prémio Nobel de Literatura em 1938, sendo a primeira mulher a receber este prémio.
Mãe é uma obra fantástica, uma história de vida dura e rural nas províncias da China. As personagens não têm nomes; apenas e muito bem, são caracterizadas pelas relações familiares: mãe, pai, filho mais novo, primo, mulher do primo...
Uma mãe, que abandonada pelo marido, consegue criar três filhos (o filho mais velho, a filha cega e o filho mais novo) a muito custo e com muitas dificuldades. Não existe neste livro suspense ou fantasia! Somente uma história de vida de uma mãe que luta, que mente, que trabalha, que comete erros, que se redime, que ama, que vive para os filhos... e quando tudo parece acabar, o ciclo da vida renova-se e a esperança de uma vida melhor surge como por milagre.
Uma verdadeira história de luta por uma vida nobre, simples e pobre.
Recomendo vivamente!

Nota: 9/10

2 comentários:

Paula disse...

Parece muito interessante o Livro. Acho que o vou colocar na minha lista de livros a comprar.
Obrigado pela dica.

Mónica disse...

Estou como tu. Desconhecia completamente a autora e a sua obra mas, depois desta tua descrição, tenho de considerar seriamente colocar este livro na lista de livros "A comprar".
Obrigada por dares a conhecer mais um autor que desconhecia.