sábado, 23 de maio de 2009

Citações e pensamentos de Fernando Pessoa

«Viver não é necessário; o que é necessário é criar.»

Já chegou "às livrarias o livro Citações e Pensamentos de Fernando Pessoa, uma colectânea de Paulo Neves da Silva.

100 excertos, 350 citações, 65 poemas, distribuídos por mais de 200 temas. Uma compilação única dos melhores textos de Fernando Pessoa. Um livro verdadeiramente imprescindível para todos os admiradores do maior poeta português do século XX."
Isabel Garcia
(Casa das Letras)
Não é necessário nenhuma desculpa para comprar um bom livro... Pois é não consigo passar perto de uma livraria sem entrar; e ao entrar... não consigo sair sem ter pelo menos um novo livro debaixo do braço... :O)
Numa dessas minhas incursões pela livraria, encontrei este livro, acabadinho de sair para o grande público, com uma capa fantástica e com cheiro a poemas e citações. Não resisti!
Tenho vindo a deliciar-me com pensamentos, citações e poemas do nosso grande poeta Fernando Pessoa... a deliciar-me mesmo; a ir consumindo aos poucos, mastigando cada palavra, reflectindo sobre cada frase. Não aconselho a sua leitura de fio a pavio; apesar de eu o ter lido na diagonal logo no primeiro dia... mas agora tenho aproveitado as reflexões uma de vez em quando.
Para quem gosta deste poeta, recomendo vivamente... Ao ler esta obra, e numa leitura de debicar todos os dias (como diz Daniel Pennac), lembrei-me sempre dos nossos amigos do blogue Farol chamado Amizade... que adoram Fernando Pessoa e têm sempre imensa informação sobre este poeta... Este livro é para todos mas especialmente para vocês.
Espero que apreciem tanto quanto eu.

11 comentários:

Paula disse...

Tenho de adquirir este livro...
Obrigado pela partilha :)

Diana Marques disse...

Quando estudei Fernando Pessoa no secundário, confesso, não gostava dele... Mas depois conforme os anos foram passando, comecei a apreciar a escrita dele e, agora, é um dos meus poetas preferidos!
Este livro parece-me verdadeiramente interessante e, já fui ver, não é muito caro.
Sou capaz de o oferecer a mim mesma num dia destes =)

Livros e Outras Coisas disse...

Obrigada, Cristina! Aí está uma leitura que não vou poder perder. :)

Lucas Vallim disse...

Gostei muito daqui. Já está na minha lista. Muito bom o trabalho de voces.

Carla Martins disse...

NOssa, com certeza é leitura obrigatória para quem gosta de literatura!

Chuva de livros disse...

Olá
Deixei dois selinhos no meu blog, para você.
Beijinhos

Poseidón disse...

bom dia,

obrigado Cristina y a TODOS LOS AMIGOS de este maravilloso blog.

Este libro lo voy a comprar, no se aun como, aqui en FRANCIA sera dificil obtenerlo.

PERO NO PUEDE FALTAR EN MI CASA ESTE LIBRO PARA MI ES UN TESORO.

Adoro Fernando PESSOA, muchas gracias CRISTINA por la informacion..

Probablemente Tétis y Argos pasen por aqui con sus comentarios.

bisous,
beijos
besos para las amigas del blog.

un grande abraço para los amigos tb
Feliz dia a todos LOS AMIGOS de portugal.

Judô e Poesia disse...

Este blog é, em si, obra de arte perfeita e acabada, e, assim, trilha segura para os que procuram obras de qualidade. Abraços. Domingos.

Argos disse...

cristina,

Um comentario que peca por tardio, eu sei!
Mas é do coração. Só quero deixar um abraço grande e um obrigado sincero.
(Não tenho o livro mas vou tentar encontra-lo).

abraço

Su disse...

Obrigada pela partilha! Mais um que não me pode escapar:) Este mês ainda não pisei na livraria:) Ando a controlar-me:) Mas acho que o novo mês será inaugurado com esta bela aquisição!

Tétis disse...

Olá Cristina

Da mesma forma que Argos, começo por dizer que este comentário já é tardio mas, pensando bem, nunca é tarde para visitar os amigos. Digo amigos porque me refiro a ti, Cristina e obviamente ao nosso Fernando Pessoa.

Agradeço-te imenso este alerta para estes "Citações e Pensamentos de Fernando Pessoa". Vou tentar adquiri-lo quanto antes, pois será uma falha imperdoável na minha "biblioteca doméstica".

Pelo que me apercebi penso, da mesma forma que tu, que esta é uma obra para se saborear, para "degustar" cada palavra, cada pensamento e cada citação do grande Pessoa.

Obrigada pela "publicidade" que fizeste ao nosso blog e aproveito para te informar que continuaremos com Fernando Pessoa nos nossos passeios pelo Parque dos Poetas.

Um beijinho muito amigo e reconhecido