sábado, 18 de julho de 2009

No Coração das Emoções das Crianças

Sinopse: "Na sociedade actual, e mais ainda na de amanhã, o caminho do sucesso passa pela confiança e pela sua facilidade relacional. As aptidões para comunicar e a capacidade de dominar as emoções tornaram-se pelo menos tão importantes quanto as competências técnicas. Para se ter êxito, quer na vida pessoal quer na profissional, possuir a inteligência do coração é mais fundamental do que nunca. Alimentar o quociente de inteligência das nossas crianças é insuficiente. Nós devemos preocupar-nos com o seu quociente emocional. E não nos podemos esquecer de que muitas das dificuldades intelectuais e escolares são provocadas por bloqueios emocionais. Eis um livro muito concreto que, indo buscar os seus exemplos ao quotidiano, ajudá-lo-á a acompanhar o seu filho em direcção à autonomia, a reencontrar a sua própria infância e a caminhar para uma maior harmonia familiar."
Adorei, adorei, adorei!

Não é nenhum romance.
Não tem receitas mágicas.
Não promete soluções fáceis.
Não apresenta ideias pré-concebidas sobre crianças e jovens!
De leitura fácil e rápida, visto ser ternamente envolvente, este livro que já existe traduzida na língua de Camões, na editora Pergaminho No Coração das Emoções das Crianças, é da autoria da psicoterapeuta Isabelle Filliozat.
O trabalho com as crianças, no dia-a-dia é complexo, ainda mais quando se trata dos nossos filhos; não existem remédios fáceis ou milagrosos para certos conflitos ou fracassos... isto já nós sabemos... e este livro confirma-o!
Cada criança é um caso, e cada situação deve ser tratada de forma única e resolvida pelos agentes /actores envolvidos (entenda-se por agentes /actores: as crianças, os jovens, os pais, os educadores ou os professores).
Não é um livro com respostas certas ou erradas... e muito menos concretas, é mais uma análise sobre possíveis caminhos a seguir segundo as diversas situações...
Uma obra de referência na área da psicologia e da educação; para todos os adultos, sejam eles pais, professores... e outros!

7 comentários:

Presépio no Canal disse...

Bravo, Cristina! Excelente recomendação! Também o tenho e já recomendei muitas vezes :) Gosto muito da autora. O primeiro que li foi "O que se passa comigo?" que também recomendo vivamente :)
Eu gosto muito de Análise Transaccional e Psicologia Educacional :)

Beijinhos :)

CICL disse...

Vou então continuar na onda desta leitora... não achas?

Unknown disse...

Amiga! Que livro bom para nos que atuamos nas escolas. Parabéns! O post está show como sempre.Bjos da amiga Tânia Míriam.

Unknown disse...

Como e que eu adivinhei que ias gostar tanto do livro?
hum!!!!

Paula disse...

Um livro a comprar sem dúvida...
Obrigado pela partilha :)

Estamos a ler o mesmo livro "O Tigre branco" estou quase terminando. Depois temos de trocar opiniões.
Continuação de boas leituras!!

Presépio no Canal disse...

Sem dúvida, Cristina :) É de continuar, é muito útil :) Abre a nossa compreensão de nós próprios e dos outros. Acho que uma pessoa nunca mais é mesma depois de estudar A.T.
O 1º que li nem foi do Eric Bern, mas sim do Thomas Harris e comprei em Barcelona. Depois segui com o Claude Steiner, " Educação Emocional"...
A leitura é sempre uma viagem ;)

Presépio no Canal disse...

Cristina,

Bem regressada de ferias :)
Desculpa falta de acentos. Teclado nao portugues.

Estive na cidade livraria de Bredevoort. Fiz alguns posts. Creio que te podera interessar. Pareceu me melhor alertar...nao sei se ja tiveste oportunidade de ver...
Clicando no link de Bredevoort, que esta em igles, poderas saber mais sobre esta e outras cidade-livraria...
Beijinhos :)