segunda-feira, 13 de julho de 2009

O nosso icebergue está a derreter

O livro O nosso icebergue está a derreter é uma fábula que reflecte a melhor forma de levar a cabo uma mudança mesmo em condições adversas.

A história centra-se num grupo de pinguins imperadores. Fred, um pinguim especialmente curioso, atento e observador, descobre que um problema possivelmente devastador ameaça a sua colónia – que vive presa à tradição há muitos anos… O desaparecimento do icebergue.

Um problema sem solução, porém uma simples observação de uma gaivota e eis que surge a resolução… Tornarem-se nómadas. Este novo conceito levantou alguma celeuma por parte da comunidade devido ao factor mudança… Difícil é aceitar a mudança.

Considero este livro uma analogia fantástica, pois com esta história, o autor visa alcançar milhares de pessoas e de organizações, sendo que a mais importante mudança é a de atitudes. E creio que deveríamos ter em consideração a reflexão de Aristóteles, onde diz que, "Só fazemos melhor aquilo que repetidamente insistimos em melhorar. A busca da excelência não deve ser um objectivo. E, sim, um hábito." Mesmo quando difícil, é preciso levar a cabo as suas convicções porque só assim teremos um Mundo melhor capaz de enfrentar novos desafios.

Voltando aos pinguins, até conseguiram descobrir o icebergue perfeito e a mudança aconteceu de uma forma tranquila com a colaboração de todos. Certamente o homem também terá o poder da mudança e a crença de que, todos unidos, é mais fácil viver… Nem que seja com mudança…

Ana Lúcia Baptista

Sem comentários: