quinta-feira, 19 de março de 2009

Onde reside o amor

Sinopse: "Onde reside o amor é uma viagem às histórias das vidas de todos nós. Aqui estão os retratos fiéis dos nossos dias, dos anjos que nos protegem e dos demónios que nos desafiam. Margarida Rebelo Pinto volta, neste livro, às relações entre as pessoas e, de uma forma sincera, fala-nos directamente ao coração. Atravessa o amor e o sexo, interpreta a linguagem dos afectos e lança um olhar sobre o papel da família, dos valores que se perdem na voragem dos dias. Homens e mulheres; príncipes encantados; as eternas diferenças entre os dois sexos (mais próximos do que se julga); afectos, histórias de família, ou o retrato de um país… Tudo conduz os leitores para o secreto lugar onde reside o amor."

Começamos a gostar de um livro pela sua capa, não é verdade? Pois eu acho que comecei a gostar deste livro pelo lindo laço que o envolvia... e comprei-o!

Onde reside o amor é um livro dividido em vários pequenos capítulos que nos fazem o retrato do amor visto pelas mulheres e pelos homens em circunstâncias diferentes. É mais um daqueles livros para ler descontraidamente, num domingo à tarde, aproveitando o sol da primavera com uma leitura fluída.

Deixo-vos aqui algumas das frases que mais me marcaram ao longo deste livro, como "entrada" para quem quiser ler e como reflexão...
"As escolhas afectivas não são racionais: não escolhemos nem os nossos pais, nem os nossos filhos, e até podemos viver na ilusão de que fomos nós que elegemos a pessoa para estar ao nosso lado, mas para isso é preciso que ela também nos escolha a nós e que essa escolha tenha critérios bem diversos da razão. Camões, que sabia muito disto, é que tinha razão quando escrevia que o amor tem razões que a razão desconhece. Não sabermos porque amamos tanto aquela pessoa é bom e está certo. Nem tudo vem nos livros, nem tudo depende da razão e esta por vezes também se engana " p.78
"A pessoa certa para nós só o pode ser se, ao olhar para nós, vir a pessoa certa para ela." p.88
"(...) o segredo de bem tratar uma mulher está no savoir-faire. (...) O savoir-faire é irmão do charme e filho da inteligência." p.101/102
Nota: 8/10

3 comentários:

isilda disse...

Óptimo. São só verdades, tudo o que aqui é relatado sobre o amor (nesta obra). O amor acontece, quando menos se espera e não há mais que explicar.
Tudo vai do savoir-faire (ou fair-play, como se queira), mas exige cautelas e um pouco de sensatez.
Há que misturar o saber ler o outro e o saber discernir para poder decidir.
Agardou-me a mensagem do livro, principalmente por parecer algo que não é de todo irreal.
Isilda

Paula disse...

Uma amiga ofereceu-me este livro, estou a ver que tenho de pergar nele. Gostei comentário :)

Projecto /Lê/ disse...

Muitos criticam a escrita de Margarida Rebelo Pinto, mas é uma das minhas autoras favoritas. Descreve os sentimentos e vê o amor tal como eu e identifico-me com muitas das coisas que ela diz.
Será, certamente, uma das minhas próximas leituras.

Ana, do Projecto /Lê/