“Leia vagarosamente, bovinamente, ruminando, brincando com as palavras, sem querer chegar ao fim, como se estivesse fazendo amor com a pessoa amada. A leitura leva-nos por mundos que nunca existiram e nem existirão, por espaços longínquos que nunca visitaremos. É desse mundo diferente, estranho ao nosso, que passamos a ver o mundo em que vivemos de uma outra forma.”
Rubem Alves, via Isilda Afonso.
5 comentários:
Não conhecia a citação, mas conheço bem a sensação tão aprazível de navegar assim pela leitura, aos poucos, saboreando todas as passagens, regressando a outras, imaginando os lugares compostos por palavras - mesmo que recriem sítios reais, são outros, também. :)
Gostei, Cristina. :)
Olá Cristina
"Em muitas ocasiões a leitura de um livro fez a fortuna de um homem, decidindo o curso de sua vida." (Ralph Waldo Emerson)
Adorei
Beijinhos
Mais uma, das minhas preferidas...
"A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde." (André Maurois)
Beijinho
Que palavras tão bonitas, e é assim que deveria ser lido um livro. Afinal são os livros que nos conseguem abstrair deste mundo tão louco em que vivemos!
Cumpri rigorosamente todas as indicações de Rubem Alves e li esta reflexão sobre a leitura, vagarosamente, ruminando, degustando as palavras, sem querer chegar ao fim...e fiquei deliciada. É,efectivamente,através da leitura que passamos a ler o mundo de uma outra forma.
Obrigada por esta magnífica partilha.
Lídia Valadares
Enviar um comentário