segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Congresso Internacional de Promoção da Leitura

O Congresso Internacional de Promoção da Leitura decorreu nos dias 22 e 23 de Janeiro de 2009. Neste evento associaram-se o Ministério da Cultura, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Projecto Gulbenkian Casa da Leitura e o Plano Nacional de Leitura no intuito de promover um encontro dinâmico e envolvente entre congressistas e participantes na reflexão sobre o papel da família, da escola e da sociedade na questão de Formar Leitores para Ler o Mundo.
Este encontro subdividiu-se em quatro painéis, tendo como objectivo o debate de problemáticas essenciais para formar leitores competentes para ler o mundo. Esteve em questão a Literatura para a Infância e Formação de Leitores; as Estratégias de Leitura e Compreensão Leitora; os Projectos de Promoção da Leitura e a Leitura em Debate.
Fonte: clique aqui!

2 comentários:

EMD disse...

Tenho pena de não ter podido estar no evento.
Tal como disse, num comentário lá abaixo, o vosso blogue merece divulgação. Foi o que fiz hoje. Continuem o bom trabalho.

CC disse...

Olá! O meu nome é Catarina Coelho e estou a escrever este comentário, porque gostaria de vos deixar algumas informações sobre um romance de fantasia que editei recentemente. O título é "A fantástica aventura dos Anões da Luz – Em busca de Sulti".
Deixo-vos a sinopse parcial que aparece na contra-capa:

Esta é a história de uma comunidade de anões, os Anões da Luz, que possui uma magia muito poderosa (a qual eles não sabem utilizar a não ser para fazer o bem) e vive em harmonia, na sua aldeia, longe de todo o mal e sem ter sequer a verdadeira consciência de que, fora da sua comunidade, há seres muito diferentes deles, seres capazes de fazer o mal para atingir os seus fins. O responsável pela poderosa magia deste grupo de anões é Sulti, o feiticeiro da comunidade, sem a presença do qual a magia não funciona. Um dia, a aldeia dos Anões da Luz é invadida por um grupo de homens, que querem raptar o feiticeiro, para assim obter a magia dos anões e o poder que esta confere. Os anões tentam defender-se usando a magia, mas, perante a assustadora visão das armas e do que estas são capazes de fazer (os anões não faziam ideia de que existiam tais objectos), o feiticeiro não consegue pôr em prática a sua magia e acaba por ser raptado pelos homens. É assim que um grupo de anões decide deixar os restantes habitantes da comunidade e partir numa perigosa viagem até à Floresta da Escuridão, onde vivem os homens, para tentar resgatar Sulti, o feiticeiro...


O livro já se encontra à venda, em livrarias "físicas" e na net. Podem ver a capa, saber mais sobre isso e sobre o livro propriamente dito (o que vos deixei sobre o livro acaba por dizer pouco sobre ele) no blog do mesmo, em http://afantasticaaventuradosanoesdaluz.blogspot.com/