sexta-feira, 3 de abril de 2009

Inaugurada biblioteca multimédia online da Europa

Inaugurada biblioteca multimédia online da Europa com mais de dois milhões de obras.

"A biblioteca multimédia online da Europa, "Europeana", está acessível desde terça-feira 24 de Março ao público, que através da Internet poderá aceder a mais de dois milhões de obras dos 27 Estados-membros da União Europeia.
Esta biblioteca virtual conta com livros, mapas, gravações, fotografias, documentos dearquivo, pinturas e filmes do acervo das bibliotecas nacionais e instituições culturais dos 27 Estados-Membros da UE, tendo por exemplo de Portugal a Carta plana de parte da Costado Brasil, um mapa de 1784.

Acessível, em todas as línguas da UE, através do endereço http://www.europeana.eu/, a biblioteca multimédia europeia conta com material fornecido por mais de 1000 organizações culturais de toda a Europa, incluindo Museus, como o Louvre de Paris, que forneceram digitalizações de quadros e objectos das suas colecções.

Segundo a Comissão Europeia, que lançou esta iniciativa em 2005, este é "apenas o começo", pois a ideia é expandir a biblioteca, envolvendo também o sector privado, e o objectivo é que em 2010 a Europeana dê acesso a pelo menos dez milhões de obras"representativas da riqueza da diversidade cultural da Europa e terá zonas interactivas,nomeadamente para comunidades com interesses especiais".

"Com a Europeana, conciliamos a vantagem competitiva da Europa em matéria de tecnologias da comunicação e de redes com a riqueza do nosso património cultural. Os europeus poderão agora aceder com rapidez e facilidade, num único espaço, aos formidáveis recursos das nossas grandes colecções", comentou o presidente da ComissãoEuropeia, Durão Barroso.
Por seu turno, a comissária europeia para a Sociedade da Informação e os Meios deComunicação, Viviane Reding, apelou "às instituições culturais, editoras e empresas detecnologia europeias para que alimentem a Europeana com mais conteúdos em formatodigital".

Segundo dados da Comissão, desde a "abertura" da biblioteca, hoje de manhã, houve dez milhões de visitas por hora, tendo esta "tempestade de interesse" forçado mesmo a "deitar o sistema abaixo" por algum tempo para duplicar a capacidade do "site."
in Lusa

3 comentários:

isilda disse...

Obrigada, Drª Cristina, por esta divulgação. Com tantos afazeres, se não houver alguém para nos dar a conhecer o que de bom se faz por esse mundo fora, ficamos ignorantes.
É mesmo para isto que as comunidades de leitores existem e se tornam desafiadoras.
Vai ser-me muito útil e recomendo que todas as pessoas o façam. É nas bibliotecas que o saber é eterno, mesmo sendo online.

Isilda Lourenço Afonso

Livros e Outras Coisas disse...

Muito obrigada! Cá vou juntar-me à torrente que adensa essa afluência. :)

Beatriz disse...

Uma iniciativa fantástica! :)