quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Cultivar as crianças com leituras

"Na verdade, se cultivarmos nas crianças, e desde tenra idade, o gosto e o prazer de ouvir cantar e contar histórias, elas tornar-se-ão gradualmente fiéis amantes da leitura, compreendida como um valor, e intervenientes empenhadas no seu meio envolvente, privilegiando o bem comum em detrimento do egoísmo, que perturba o contacto fraterno com o próximo."

in A Arte, Mestra da Vida, p.26.

4 comentários:

Diana Marques disse...

Na verdade devo aos meus pais o facto de gostar de ler. Eles sempre me leram histórias (a minha mãe até as inventava), e sempre me ofereceram livros para ler.
Acho realmente que os pais têm um papel importante no desenvolvimento do gosto pela leitura nas crianças e jovens. :)

Carla Martins disse...

Essa foi uma das qualidades de mamãe....amoooooooooo ler!

NLivros disse...

É o que tenho feito com a minha filha desde o nascimento dela (2000).

Actualmente adora ler, adora teatro, ouvir e contar histórias.

E é tão bom perceber que esse gosto, esse bichinho teve a nossa mão.

:D

Beijocas

Lídia Valadares disse...

Não resisti!Leituras, crianças!... Não posso ficar calada!
Bom, não hibernei... (parece, não é?), tenho, simplesmente andado "esmagada" pelo trabalho, mas... este assunto obrigou-me a deixar aqui umas simples palavras.
Quanto eu tenho defendido esta causa: seduzir os jovens para a leitura desde tenra idade! É fundamental, imprescindível na tarefa de tornar os jovens amantes da leitura! Não conhecia este livro e vou comprá-lo.Obrigada pela partilha.
Não posso deixar de comentar a imagem que considero excelente. Observo-a, deliciada, e não posso deixar de retribuir o sorriso que aquelas carinhas me dirigem. É um sedutor convite à leitura.Se colocasse uma legenda, seria certamente esta: "Quem quer vir ler connosco? Estamos à espera!"
Um abraço enorme.

Lídia Valadares