sábado, 19 de setembro de 2009

O Plano Nacional Leitura e a Gripe A

O Plano Nacional de Leitura publicou um livro para os mais novos sobre a gripe A. Tem imagens sugestivas e uma linguagem muito acessível sobre os cuidados de higiene a adoptar no sentido de prevenir contágio e evitar contrair a doença.
Nesta época de mudança de estação e com a chegada do frio será de todo o interesse que o mesmo seja trabalhado quer em casa pelos pais, quer nos jardins de infância e pelas educadoras... e não só.
«O Projecto «Ler +, agir contra a Gripe» visa melhorar a informação das crianças e dos jovens que frequentam as escolas e, através deles, das suas famílias e das suas comunidades sobre as formas de prevenir a Gripe A, no quadro estratégico de acção global contra a pandemia.
Conceptualmente, com este Projecto, pretendemos desenvolver um conjunto de iniciativas relacionadas com a leitura e a escrita, que contribuam para melhorar os níveis de literacia em saúde e a prevenção das doenças transmissíveis, em especial da Gripe. Atendendo a que o principal local de intervenção do Projecto é a Escola, as actividades serão centradas na comunidade educativa, sem perder de vista o potencial de divulgação das instituições envolvidas, tais como, as bibliotecas escolares e públicas. A operacionalização deste projecto passa pela utilização da rede digital do Plano Nacional de Leitura (PNL), através de actividades para serem desenvolvidas nos seus quatro eixos: «Ler + nas escolas», «Ler + nas bibliotecas», «Ler + em família» e «Ler+ em todo o lado».
As actividades previstas propõem a adopção de comportamentos inteligentes, que dificultem a transmissão do vírus, através de medidas de protecção da saúde individual e da saúde da comunidade, com o reforço da importância da lavagem frequente dasmãos e da protecção da boca e do nariz ao tossir ou espirrar, por forma a diminuir eatrasar o mais possível a propagação do vírus. A sustentabilidade do Projecto decorrerá da sua adaptabilidade às diferentes fases da pandemia.

1. Chegar a um elevado número de professores /educadores que utiliza a rede digitaldo Plano Nacional de Leitura na preparação das suas aulas, para a divulgação dasformas de prevenir a Gripe, de uma forma lúdico‐pedagógica, adequada às crianças de diferentes grupos etários, através de histórias e canções feitas por autores portugueses;
2. Contribuir para a leitura, a escrita e a redução da iliteracia em saúde;
3. Fazer uma abordagem lúdico‐pedagógico‐educativa da prevenção da Gripe A;
4. Envolver na resposta social contra a Gripe, escritores, músicos, poetas, actores efiguras públicas portuguesas que facilitem o combate à pandemia, em todas assuas fases evolutivas.»

Plano Nacional de Leitura / Biblioteca Digital

3 comentários:

Leonor Lourenço disse...

Só de ver a cara desse senhor (Miguel Sousa tavares) dá-me náuseas por me considerar dos "incompetententes mais bem pagos neste país". Foi assim que se referiu aos professores. Não esqueço

CICL disse...

Leonor... tens de ter paciênca mas adoro esta revista...Sou sincera também não aprecio muito o Senhor... nem a sua escrita... mas está là; temos de ser mais flexiveis e "openmind" do que ele...

Um beijo para ti

isilda disse...

Eu vou desenvolver este projecto com os meus alunos. Se virem o vídeo do youtube "A Turma da Mónica" com informações sobre a gripe, os micróbios e outras doenças, comentando e escrevendo com os alunos, estaremos a contribuir para a sua literacia científica, literacia em leitura e literacia para a cidadania.
Não se deve ler apenas livros. A informação e o conhecimento também se constroem a partir de outras fontes. Há que haver diversidade.

Isilda