segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Teatro de Rabiar, recomendado pelo Plano Nacional de Leitura

"No ano lectivo 2007/2008, a Direcção Pedagógica do Colégio da Imaculada Conceição decidiu abraçar um projecto de reescrita da história da carochinha; projecto que nos foi proposto pelo escritor lamecense Fernando Branco Marado.

Esta iniciativa envolveu a turma de 4º ano do Ensino Básico e o Professor Fernando Marado num trabalho moroso, mas cuidado, de reflexão e de ponderação sobre a língua portuguesa neste conto tradicional português. Após vários meses de trabalho, o resultado foi o livro Teatro de Rabiar todavia, o empenho destes alunos foi mais ambicioso e, com o apoio de vários professores do CIC, desde a professora titular, os professores de EVT e a professora de Língua Portuguesa do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico, prepararam a dramatização “A Carochinha e o João Ratão”.

Foi com imenso prazer que os Alunos, Encarregados de Educação e Direcção do Colégio da Imaculada Conceição receberam a notícia que o livro Teatro de Rabiar, que tinham realizado com o Professor Fernando Marado, é um dos livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura para os 3ºano, 4ºano, 5ºano e 6º ano do Ensino Básico.

A notícia foi dada aos alunos, agora no 6º ano no Colégio da Imaculada Conceição com alegria e recebida com euforia pelos mesmos, no dia em que foi divulgada no site da Papiro Editora, no dia 10 de Novembro com a seguinte recomendação: Teatro de Rabiar «Duas histórias, A Carochinha e o João Ratão e a Velha da Cabaça, adaptadas para teatro. Uma forma ainda mais divertida de as crianças conhecerem estes dois clássicos da literatura infantil». Um livro recomendado para apoio a projectos relacionados com Música e Artes em geral.

Assim, pelo prestígio e valorização do trabalho dos nossos alunos, a Direcção Pedagógica do Colégio da Imaculada Conceição agradece o convite feito pelo Professor Fernando Marado (com quem desenvolvemos, no ano transacto, o projecto Ardínia e Tedo) para a colaboração no livro Teatro de Rabiar.

Queremos ainda, em nome de toda a comunidade educativa do CIC, dar os parabéns aos nossos alunos que no ano lectivo 2007/2008, tanto se empenharam e se dedicaram neste projecto. Esta recompensa é bem merecida pelos nossos discentes, porque tudo o que se faz no âmbito da Educação no Colégio da Imaculada Conceição, é em prol da qualidade do processo ensino-aprendizagem dos mesmos."

6 comentários:

Leonor Lourenço disse...

Muitos parabéns a todos, fico feliz por isso
Beijinho Cristina :)

Alice disse...

Parabéns a todos! E principalmente à directora pedagógica do colégio que faz óptimas apostas.
Bjs

CICL disse...

Obrigado Alice e Leonor...

Carla Martins disse...

PARABÉNS!!!!!! :)

Lala disse...

Olá! Cheguei aqui porque ando às voltas por blogs em busca de letras bonitas para me entreter. Achei muito interessante este projecto realizado pelos alunos! Gostava de saber se o livro está à venda e onde o posso adquirir. Pode ser que ainda vá a tempo de entrar no saco do Pai Natal, para a minha filha.
E... claro: Muitos Parabéns!!
(vou seguir o vosso blog)!

CICL disse...

Ola Lala, obrigado pela tua visita à floresta... este livro foi realmente um trabalho muito interessante que foi realizado pelos nossos alunos do CIC... podes encontrá-lo na fnac...

Beijos e espero que gostes.