segunda-feira, 1 de junho de 2009

XI Curso Internacional de Verão - Fundação Eça de Queiroz

E porque existem muitos amantes de Eça de Queiroz, não resisti a partilhar com todos, o curso de verão da Fundação Eça de Queiroz.
(eu já estou inscrita:O)

Objectivos:

A obra de Eça de Queirós, apesar da sua matriz realista, confronta-se desde cedo com a questão contemporânea da modernidade. No presente curso procurar-se-á percepcionar alguns dos traços da expressão da modernidade em obras do autor de épocas diversas.

Serão ainda estabelecidas relações entre a sua obra e alguns do nossos modernos designadamente Cesário Verde e Fernando Pessoa, entre outros.
Recomenda-se a leitura prévia dos seguintes textos e a utilização das edições indicadas:
O Primo Basílio, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 1990.
Os Maias, Lisboa, Livros do Brasil, s.d.
A Correspondência de Fradique Mendes, Lisboa, Livros do Brasil, s.d.
Contos (em especial “José Matias”), Lisboa, Publicações D. Quixote, 2002.
Fernando Pessoa. Obras em Prosa, org., introd. e notas de Cleonice Berardinelli, Rio de Janeiro, Aguilar Editora, 1974.
Será ainda utilizada em diversos momentos a seguinte recolha de textos de reflexão teórica de Eça de Queirós:
Literatura e Arte, org. de Beatriz Berrini, Lisboa, Relógio d'Água, 2000.
Coordenadores:Prof. Doutora Isabel Pires de Lima (Conselho Cultural da FEQ)
Professores:
ANA NASCIMENTO PIEDADE: Professora Associada da Universidade Aberta de Lisboa. Doutora em Estudos Portugueses –Literatura Portuguesa pela mesma Universidade, com a tese Fradiquismo e Modernidade no último Eça (1888-1900), publicada em 2003. Autora de vários ensaios na área queirosiana e dos livros A Questão Estética em Mário de Sá-Carneiro (1994), Ironia e Socratismo em «A Cidade e as Serras» (“Premio de Ensaio Ernesto Guerra da Cal”, 2002), Diálogos com Eça no Novo Milénio, (Introd. e Org., 2004), Outra Margem. Estudos de Literatura e Cultura Portuguesas (2008).

ISABEL PIRES DE LIMA: Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Doutora em Literatura Portuguesa pela mesma Universidade com a tese As Máscaras do Desengano – Para uma leitura sociológica de “Os Maias” de Eça de Queirós. Autora de numerosos ensaios na área queirosiana, na qual editou os livros Eça e “Os Maias” cem anos depois; Retratos de Eça de Queirós; E. Q. - A Emigração como força civilizadora; E.Q. - O Crime do Padre Amaro, com ilustrações de Paula Rego e Visualidades – a paleta de Eça de Queirós. Publicou ainda Antero de Quental e o destino de uma Geração; Vozes e Olhares no Feminino; C.C.B. – Maria Moisés, com ilustrações de Paula Rego.

ISABEL MARGATO: Professora Associada de Literatura Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro onde coordena a Cátedra Padre António Vieira de Estudos Portugueses, no âmbito da qual editou 4 livros e 11 números da revista Semear. Pesquisadora do Conselho Nacional de Pesquisa do Brasil com orientações de teses em Literatura Portuguesa dos séculos XIX e XX. Especialista, com inúmeros ensaios publicados, na obra de Cardoso Pires. Actualmente desenvolve e coordena um projecto de investigação sob a designação “O neorealismo em questão”. Publicou recentemente o livro Tiranias da Modernidade onde contempla temática queirosiana.

Programa:De 20 a 24 de Julho 09.30h – 11.00h: 1ª sessão de trabalho Intervalo para café 11.30h – 13.00h: 2ª sessão de trabalho Intervalo para almoço 15.00h – 17.00h: 3ª sessão de trabalho Dia 23 de Julho Passeio queirosiano da parte da tarde pela região de Resende
Destinatários:Estudantes universitários; Professores; Público em geral.

Realização:de 2009-07-20 a 2009-07-24

2 comentários:

Carla Martins disse...

Ai, que legal!!! Adorei saber desse tipo de curso por aí! :)

beijos!

Lídia Valadares disse...

Para além de ser uma amante de Eça,a relação entre este autor e outros da modernidade, muito particularmente, Fernando Pessoa, desperta em mim uma enorme curiosidade e torna este curso irresistivelmente sedutor.Parece-me uma mistura explosiva, sob o ponto de vista cultural e literário...
Obrigada por nos dar a conhecer eventos desta envergadura.Sabe bem "caminhar nesta floresta"!
Um abraço.

Lídia Valadares