sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

António Mota

O Colégio da Imaculada Conceição irá receber o escritor / autor / professor António Mota, no dia 28 de Fevereiro de 2009, pelas 14h30m, no Salão do Colégio. Convida-se toda a comunidade educativa, familiares e amigos para assistir à sessão. Neste dia, far-se-á também a abertura da Feira do Livro com o apoio de Plano Nacional de Leitura.

"António Mota nasceu em Vilarelho, Ovil, concelho de Baião, em 16 de Julho de 1957. É professor do Ensino Básico. Publicou o seu primeiro livro, A Aldeia das Flores, em 1979. Com a obra O Rapaz de Louredo (1983) ganhou um prémio da Associação Portuguesa de Escritores.Em 1990, recebeu o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens pelo seu romance Pedro Alecrim. Em 1996, ganhou o Prémio António Botto com A Casa das Bengalas.Em 2003, a obra O Sonho de Mariana, ganhou o Prémio Nacional de Ilustração, com ilustrações de Danuta Wojciechowska. Esta obra foi escolhida pela Associação de Professores de Português e Associação de Profissionais de Educação de Infância para o projecto "O meu brinquedo é um livro". Em 2004, recebeu o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, na modalidade de livro ilustrado, pela obra Se eu fosse muito Magrinho com ilustrações de André Letria.

Desde 1980 tem sido solicitado a visitar escolas do Ensino Básico e Secundário, assim como bibliotecas públicas, em Portugal e outros países, fomentando deste modo o gosto pela leitura entre crianças e jovens.Colaborou com vários jornais e participou em diversas acções organizadas por Bibliotecas e Escolas Superiores de Educação.Os seus livros estão antologiados em volumes de ensino do Português e tem obras traduzidas em Espanha e Alemanha. Tem trinta e seis obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura.Em 2008 foi agraciado com a Ordem da Instrução Pública.Prémios e distinções:· 1983 - Prémio da Associação Portuguesa de Escritores, com O Rapaz de Louredo.· 1990 - Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura Infantil com Pedro Alecrim.· 1996 - Prémio António Botto, com A Casa das Bengalas.· 2004 - Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura Infantil, modalidade ilustração, com Se eu fosse muito magrinho.· 2008 - Agraciado com o grau de oficial da Ordem da Instrução Pública.

OBRAS de LITERATURA INFANTO-JUVENIL:
A Aldeia das Flores /Andarilhos em Baião /A casa das bengalas /A Terra do anjo azul /A Viagem do Espanholito /Abada de Histórias/Andarilhos em Baião /As andanças do senhor Fortes /Lá de cima, cá de baixo /Cartas da Serra /Cortei as tranças /Filhos de Montepó /Jaleco /Fora de Serviço /Lá de Cima, Cá de Baixo /O Agosto que nunca esqueci /O Coelho Branco /O Galo da Velha Luciana /O Grilo Verde /O lambão, o teimoso e o senhor Veloso /O Livro das Letras /O Lobisomem/O Nabo Gigante /O pombo-correio /O Rapaz de Louredo /O Rebanho Perdeu as Asas /O Rei, o Sábio e os Ratos /O Sonho de Mariana /O Velho e os Pássaros /Onde Tudo Aconteceu /Os Heróis do6º F /Os Sonhadores /Pardinhas /Pedro Alecrim /Romeu e as rosas de gelo /Sal, Sapo, Sardinha /Se eu fosse muito alto /Se eu fosse muito pequenino /Se eu fosse muito magrinho /Se eu fosse muito forte /Se eu fosse mágico /Se tu visses o que eu vi /Segredos /Sonhos de Natal /Uma Tarde no Circo /Lamas de Olo-Avenida da Europa /A Aldeia do Bem-me-quer /Ninguém perguntou por mim.

OUTRAS:
O Príncipe com cabeça de cavalo /A Gaita Maravilhosa /A Galinha Medrosa /O sapateiro e os anões /Pedro Malasartes /A Princesa e a Serpente /Maria Pandorca /Os negócios do macaco /Trocas e baldrocas /O livro das Adivinhas 1 /O Livro das Adivinhas 2 /O Livro das Adivinhas 3 /O Livro dos Provérbios 1 /O Livro dos Provérbios 2 /O Livro dos Provérbios 3 /O Livro das Lengalengas 1 /O Livro das Lengalengas 2 /O Livro dos Trava-línguas 1 /O Livro dos Trava-línguas 2 /O Livro dos exageros /Fábulas de Esopo -Recontadas /Lamas de Olo-Avenida da Europa /Tenente Coronel José Agostinho.

PARA ADULTOS:
Outros Tempos/Em obras colectivas/ De que são Feitos os Sonhos /Contos da Cidade das Pontes /Conto Estrelas em Ti: Dezassete Poetas Escrevem para a Infância/Árvores Pombos Limões e Tropelias."

5 comentários:

isilda disse...

Não faltem! Este escritor é alguém com muito valor, muita experiência e muito humor.
A sua presença dispõe bem e abre-nos o apetite para mais leituras. É, sobretudo, alguém que gosta de partilhar a vida dos livros.
Aproveitem este momento e coloquem as vossas questõpes.

Isilda

Paula disse...

Passei para avisar que têm um prémio no meu blog :)

Continuação de boas leituras

flicka disse...

Olá!

Tens um arco-iris no meu blog que é para ti, afim de colorir cada vez mais o teu maravilhoso blog!

:)*

Projecto /Lê/ disse...

Temos um novo prémio no nosso blog ;) Boas leituras!

Beatriz disse...

Não conhecia esse escritor. Obrigada pelas informações :)