sábado, 2 de maio de 2009

Obrigado ao blogue Estante de Livros

Agradecemos ao blogue Estante de Livros a divulgação da nossa Floresta de livros através do questionário seguinte. Muito Obrigado Canochinha, Cristina e Memphis!
:O)

Questionário (XVII)
Sábado, 2 de Maio de 2009 por Canochinha

1 - Como surgiu a ideia de criares um blog sobre livros?
A Floresta das Leituras é um projecto (muito recente) que envolve 5 membros, todos ligados ao ensino da Literatura e da Língua Portuguesa. Todas nós temos paixão e amor pela leitura, por livros, por letras, e afins...A ideia surgiu para darmos a conhecer as nossas leituras, sejam elas lúdicas ou mais teóricas. Como todos os membros estão ligados ao ensino, pareceu-nos ser um bom veículo de transmissão de conhecimentos literários e não só, para os nossos alunos e para a comunidade educativa que nos rodeia.Engraçado é verificarmos que temos gostos bastante diferentes umas das outras, o que com certeza, virá a enriquecer o nosso espaço.

2 - És uma leitora rápida?

Quantos livros lês, em média, por mês? Se sou uma leitora rápida? Considero que sim. Não consigo ter a noção da quantidade de livros que leio por mês, na medida em que alguns são para pesquisas, trabalhos e bastante teóricos. No que diz respeito a livros mais lúdicos... talvez uns três ou quatro por mês, isto se as minhas outras leituras me dão oportunidade para isso. Gosto também de ler com as minhas filhas, não só para lhes incutir o mesmo gosto pela leitura como também para conhecer o que se escreve para os mais pequenos e mais jovens.

3 - Qual é o teu livro preferido de sempre e porquê?

Difícil... gosto de tantos. No entanto, adoro todos os livros da Juliet Marillier e de Sandra Carvalho, sou fã incondicional de Eça de Queiroz, devoro todos os romances históricos... Referir só um é complicado mas talvez A Casa da Floresta de Marion Zimmer Bradley, mas parece injusto referir este e deixar outros na retaguarda.

4 - O que te leva a identificares-te com uma personagem/história?
Para me identificar com uma história ou com uma personagem, apenas é necessário a imaginação, no entanto sou exigente com a escrita, com o modo como são caracterizadas as personagens e os espaços... Depois é só entrar no livro e viajar.

5 - Género literário preferido e que livro recomendarias dentro do mesmo?
Sem dúvida High Fantasy e os romances históricos. Recomendo ... A Saga das Pedras Mágicas ou então A Conspiração do Graal.

6 - O que achas das adaptações cinematográficas de livros?
Na grande maioria dos casos não fazem justiça ao livro... Prefiro ler o livro depois de ver as adaptações no cinema, caso contrário fico bastante desiludida com o vejo a seguir à leitura do livro.
7 - Qual é a tua opinião sobre os e-books?
Mandaram-me há pouco tempo o livro Equador, não consigo pegar-lhe... Gosto de sentir os meus livros na mão, de os cheirar e de olhar para eles nas prateleiras. Paciência para as novas tecnologias, mas neste ponto não dispenso o bom papel e o virar das páginas. Existem também já disponíveis alguns livros em CD para ouvir nas longas viagens de carro, aproveita-se assim esse tempo para ouvir os livros... Definitivamente, não é para mim!!!!

8 - Tens alguma ideia sobre o que deveria ser feito para aumentar os índices de leitura em Portugal?

Como educadora/professora deparo-me com esse problema todos os dias, como já referi anteriormente, o nosso blogue é mais uma das estratégias para a motivação para a leitura.Para aumentar os índices de leitura em Portugal, é necessário uma consciencialização por parte dos professores, pais, amigos e familiares para incentivar e ler com os mais pequenos e jovens. Na minha opinião o gosto da leitura nasce e cresce quando vemos os outros a ler: quando lêem connosco e debatem os temas dos livros em conjunto.

9 - A leitura é uma paixão que nasce connosco ou está mais dependente de factores externos (muitos livros em casa desde a infância, etc.)?

Penso que a resposta já foi dada na pergunta anterior, no entanto acredito que os factores externos, como ter vários livros em casa, ver familiares a lerem, é muito importante, aliada à dita pré-disposição para a leitura.

3 comentários:

Unknown disse...

Olá, tem um prémio lá no Livreo.
Boas leituras ;)

Célia disse...

Eu é que agradeço as respostas tão interessantes ao questionário :)

Unknown disse...

Parabéns !!!

João Alberto
www.sebosonline.com